domingo, 26 de junho de 2016

Modernismo

Camila Carvalho , n°: 02

modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas.

No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto,Euclides da CunhaMonteiro Lobato eAugusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores comorealismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

Principais representantes do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil:
Pintura: Anita Malfatti, Lasar Segall, Di CavalcantiTarsila do AmaralCandido Portinari, Rego Monteiro, Alfredo Volpi;
Literatura: Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto, Augusto dos Anjos,Mário de AndradeOswald de Andrade,Alcântara MachadoManuel Bandeira,Cassiano RicardoCarlos D. de Andrade,Cecília MeirelesVinicius de Morais,Murilo MendesGraciliano RamosRachel de QueirozJorge de LimaJosé Lins do Rego, Thiago de Mello, Ledo Ivo, Ferreira GullarJoão Cabral de Melo NetoClarice LispectorGuimarães RosaOlavo Bilac, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, Ribeiro Couto, Raul BoppGraça Aranha, Murilo Leite, Mário QuintanaJorge AmadoÉrico Veríssimo;

Camila Carvalho , n°02 
3 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário